quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quaresma

Quaresma


O que é Quaresma?

1. A palavra Quaresma vem do latim quadragesima. São os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor. O número 40 é simbólico e recorda muitas cenas da Bíblia: os 40 anos de caminhada do povo hebreu pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou na montanha, os 40 dias da caminhada de Elias para chegar à montanha do Senhor, os 40 dias de Jesus jejuando no deserto...
A Quaresma não tem sentido isolado da Páscoa. Na caminhada quaresmal não vamos ao encontro do nada ou da morte, mas caminhamos para a ressurreição do Senhor e nossa.

2-qUANDO COMEÇA E TERMINA A QUARESMA ?

Inicia-se com a Quarta-feira  de Cinzas. Por causa da mobilidade da Páscoa, também o começo da Quaresma varia de ano a ano. Algumas datas da Quarta-feira de Cinzas: 2006: 1º de março; 2007: 21 de fevereiro; 2008: 6 de fevereiro; 2009: 25 de fevereiro; 2010: 17 de fevereiro. Como foi dito, a Quaresma termina às portas do Tríduo Pascal.

3- QUANDO SE COMEÇOU A CELEBRAR A QUARESMA ?
As origens da Quaresma são antigas e estão ligadas a outros acontecimentos, como a preparação dos catecúmenos ao Batismo e a prática das penitências, muito em voga nos primeiros séculos.Já no século IV se fala de quarentena penitencial. Antes disso, nos séculos II e III, costumava-se fazer alguns dias de jejum em preparação à Páscoa.

4- A QUARTA- FEIRA DE CINZAS É DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA ?
Sim. Igualmente a Sexta-feira Santa. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil diz: "A abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, particularmente pela participação nesses dias na Sagrada Liturgia".

5- DE ONDE VEM AS CINZAS ?
São as cinzas dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior.

6- QUAL O SIGNIFICADO DAS CINZAS ?
A cinzas é simbolo da fragilidade e pequenez humanas. Exemplo: Gêneses 18,12: "Abraão continuou: 'Eu me atrevo a falar ao meu Senhor, embora eu seja pó e cinza' ". É um dos mais antigos sinais de penitência. O Antigo Testamento está repleto de passagens que o confirmam. Por exemplo, Jó diz a Deus: "Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, os meus olhos te vêem. Por isso eu me retrato e me arrependo, sobre o pó e a cinza" ( 42,5-6 ). Uma das fórmulas ditas pelo presidente da celebração ao impor as cinzas é esta: "Lembra -te que és pó, e ao pó hás de voltar". Isso recorda duas passagens do Gêneses.
1. "Então Javé Deus modelou o homem com argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente" (2,7).
2. "Você comerá seu pão com o suor do seu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó, e ao pó voltará" (3,19).
A outra fórmula para imposição das cinzas é apelo à conversão e é tirada de Marcos 1,15: "Convertei-vos e crede no Evangelho".
O rito da imposição das cinzas dentro da missa substitui o Ato penitencial, e realiza-se depois da homilia.
Pergunte ao seu coração se ele está preparado para viver este tempo de conversão, tempo de esperança e sinal de salvação, é este o tempo da quaresma e para nós católicos e principalmente músicos temos que nos entregar profundamente a reflexão e ao perdão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário